terça-feira, 6 de março de 2012

VINHO SAÚDE CONTRA O CÂNCER


PESQUISAS: A possibilidade de que os antioxidantes presentes no vinho pudessem prevenir alguns tipos de câncer despertou o interesse de muitos pesquisadores em todo o mundo. Alguns estudos populacionais mostram uma redução da mortalidade por doença coronária e por câncer em bebedores comedidos de vinho. Por exemplo, homens que consomem vinho sensato e regularmente tem menor chance de desenvolver Linfoma não-Hodgkin.
Como foi dito repetidas vezes, o consumo moderado parece ser o caminho para a felicidade. Muito ainda precisa ser entendidos sobre os reais efeitos, benéficos e maléficos, do vinho sobre a saúde antes de torná-lo a panacéia universal para as moléstias do mundo moderno. Entretanto, em pouquíssimas situações, um remédio pôde ser tão infinitamente agradável e prazeroso
Há uma probabilidade 20% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer. Para alguns tipos de cânceres a proteção ainda é maior, como por exemplo, o câncer de ovário nas mulheres e o de próstata no homem e o de intestino em ambos.

O Resveratrol em vinhos brasileiros Muitos dos consumidores, produtores e pesquisadores se preocupam com o teor de Resveratrol nos diferentes vinhos. Será que isso é tão relevante?

            Esta substância passou a despertar interesse desde o início de 1995 quando a equipe do Dr. John Pezzuto da Universidade de ILINOIS, nos Estados Unidos, atribuiu a ela efeitos muito favoráveis à saúde. Eles identificaram uma forte ação anticancerígena e preventiva de doenças cardiocirculatórias, decorrente de sua potente ação antioxidante, isto é, neutralizadora de Radicais Livres. Eles demonstraram que ela é capaz de bloquear tanto o surgimento como o crescimento e a disseminação dos cânceres. Mais tarde foi também demonstrado que ela aumenta a apoptose das células cancerígenas, isso quer dizer: a morte programada destas células.

                  Existem dezenas de pesquisas científicas publicadas sobre esse assunto.
A pesquisa para o câncer de cólon houve uma tendência a proteção
                   Este estudo foi reconhecido pela comunidade científica como de grande valor, principalmente pelo tamanho da população estudada. O padrão de consumo de álcool parece ser importante. Consumir 70 gramas de álcool em um único dia da semana deve ser diferente do que consumir 10 gramas diariamente. Os dados foram obtidos por entrevista e há uma tendência das pessoas informarem um consumo menor que o real. Preventiva de Nancy – o COLOR (COhorte LORraine) Study. Nesse trabalho 98.063 pessoas (homens e mulheres) de idade entre 45 e 60 anos foram observados por 21 a 28 anos. Os dados foram analisados por um modelo de regressão logística e corrigidos para 12 fatores de confusão. A saber: idade, instrução, pressão arterial, colesterolemia, glicemia, hábito de fumar, índice de massa corpórea, atividade física, consumo de refrigerante, consumo de água, consumo de vinho e consumo de outras bebidas de álcool.          
                    A conclusão a que chegaram é de que as pessoas que tinham preferência por vinho apresentavam um baixo risco de morte prematura por todas as causas, especialmente por câncer digestivo. Alguns dos componentes do vinho (resveratrol, quercitina, procianidina, etc.) têm mostrado um importante efeito anticancerígeno em pesquisas de laboratório. Há a expectativa de que esses efeitos ocorram in vivo.  Ainda temos muito que aprender. Nesse assunto. Vinho, bebido de maneira responsável, é medicamento. Mais o excesso ate de remédio é veneno. Ele é muito adequando para valorizar uma comida, uma conversa, uma companhia, um momento... E por isso ele é saudável, e se torna um remédio que salva vida há milênios e assim será pela eternidade, mas para ser remédio não esqueça antes de beber qualquer bebida alcoólica tome uma taça cheia de água que evita que o sangue beba a água com o álcool das bebidas, sendo eliminado este álcool pela urina.
 Na prevenção de doenças cardiocirculatórias foi demonstrado que elas são uma barreira à formação de placas de gorduras nas artérias (aterosclerose) e à agregação das plaquetas, evitando deste modo a trombose e a oclusão abrupta de um vaso sangüíneo, o que é trágico.
 DEDICO: Essa matéria ao meu super Professor  de Desgner Luiz Claudio - Campos dos Goytacazes - RJ. - Brasil
Aprenda mais e ganhe saúde, com Sommelier Eduardo A. Ferré. Também matérias no Jornal Regiao em Foco, 20 programas realizados na RADIO CONTINENTAL DE CAMPOS-RJ. Mais dicas, sorteios, duvidas, aulas particulares, cursos, palestras, viagens, confraria na  sua   casa  ou  empresa  solicite  aqui  em  bmibrasil@bol.com.br tel 55 (22) vivo 9804-7780 claro 9237-0226 fixo 3056-0488 = plantão 24 hs 365 dias por ano. Agradeço = Thanks.
Patrocínio: 
Seja você também um patrocinador
 e ajude a dar mais saúde a quem vocẽ ama, igual a,
Gostou da dica? 
Então divulgue para os amigos e redes sociais!
Você também pode dar saúde para quem ama, 
como eu dou para todos.

Um comentário: