quinta-feira, 1 de março de 2012

VINHO É SAÚDE: CONTRA DEPRESSÃO


O vinho alegra o coração do homem.”
François Rabelais [1494-1553] - Escritor, médico e religioso francês
Você já viu alguém beber vinho e ficar triste? De “baixo astral”? Onde se bebe vinho há alegria, animação, dança e música.
Ao longo da história da humanidade existem inúmeros registros de que o vinho alegra o espírito:
    “O vinho foi dado ao homem para acalmar suas fadigas”. Eurípides [480-406 a.C.] – Poeta grego
    “O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente... Ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã... Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente a uma agradável alegria.” Sócrates [470-399 a.C.] – Filósofo grego
    “O vinho lava nossas inquietudes, enxágua a alma até o fundo e assegura a cura da nossa tristeza.” Lúcio Anneo Sênenca [4 a.C.-65 d.C.] – Filósofo romano.
    “O vinho, e ele só, é um remédio; ele alimenta o sangue do homem, ‘alegra’ o estômago e ameniza as tristezas e preocupações”. Plínio, o Ancião [23-79 d.C.] – naturalista romano em “Tratado de História Natural”
    “O vinho clareia o espírito e a compreensão, atenua a ira, tira a tristeza, nos dá felicidade e alegria”. François Rabelais [1494-1553] -Escritor, médico e frade francês.
    “O vinho dá força ao coração. Dá calor ao rosto. Tira a melancolia. Alivia o caminho. Dá coragem ao mais covarde. Faz esquecer todos os pesares.” Espiñel [1550-1624] – Escritor espanhol
    “O vinho é composto de humor líquido e luz”. Galileu Galilei [1564-1642] – Físico e astrônomo italiano
    “O vinho é prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes.” Benjamin Franklin [1706-1790] – Estadista, físico e filósofo norte-americano.

    “O vinho alegra o coração do homem; e a alegria é a mãe de todas as virtudes.” Johann Wolfgang Goethe [1749-14832] – Escritor e estadista alemão.

São muitas as evidências e referências aos efeitos antidepressivos do vinho. Mas a que. eles se devem?
Sistema Límbico é a parte do cérebro onde se processam as emoções. A transmissão das informações captadas e processadas ocorre por uma rede de neurônios (células do sistema nervoso). A comunicação entre os neurônios se dá por neurotransmissores – mediadores químicos que transmitem o estímulo de uma célula para outra. Uma das mais importantes dessas substâncias é a serotonina.

A depressão se manifesta devido a uma associação complexa entre a predisposição biológica da pessoa, situações adversas (como perda de um familiar, econômica, profissional ou social), características da personalidade e fatores ambientais. Sabe-se que a depressão é uma situação clínica que está relacionada com uma deficiência de serotonina no Sistema Límbico. A tiramina, que se encontra em abundância principalmente nos vinhos tintos, aumenta a produção serotonina. E é esta a explicação para o efeito antidepressivo do vinho.
É muito importante salientar que estes efeitos só ocorrem se beber vinho com moderação, regularmente, durante as refeições e por pessoas que não tenham contra-indicação do seu médico ao uso de bebidas alcoólicas. Beber vinho em exagero, devido ao álcool, leva a transtornos comportamentais, mentais, sociais e familiares relevantes, desagradáveis e desaconselháveis.

                               A serotonina é um neurotransmissor que está diminuído no cérebro das pessoas com depressão. A tiramina, que existe em grande quantidade nos vinhos espumantes, é a substância precursora da serotonina. Este é o provável mecanismo do efeito antidepressivo dessa bebida. Dr. Boyer e colegas, na França, demonstraram um aumento significativo de serotonina e dopamina (o hormônio da paixão!) no sangue de pessoas que beberam champanhe.

O espumante também tem muito N-acetil-etanolamina, substância que age estimulando o sistema límbico, no cérebro, onde está o centro do prazer e da sexualidade. Este neurotransmissor mais a dopamina são, possivelmente, os principais responsáveis por esta nobre bebida ser o afrodisíaco mais usado atualmente.

Justino Tchimbandi
Um bom vinho tomado moderadamente dá sono.
Quem tem sono dorme.
Quem dorme não peca.
Quem não peca vai ao céu.
É a qualidade moral do vinho tomado todos os dias e moderadamente.
Quem dorme bem não tem depressão
altamente palatável”.

DEDICO: Essa matéria às pessoas que querem sair da depressão de todo o mundo.

Aprenda mais e ganhe saúde, com Sommelier Eduardo A. Ferré.  Mais dicas, sorteios duvidas, aulas particulares, cursos, palestras, viagens, confraria na sua casa ou empresa solicite aqui. Agradeço = Thanks.
Patrocínio: 
Seja um patrocinador vocẽ tambem e ajude a dar mais saúde a quem vocẽ ama, igual a,
 Gostou da dica? 
Então divulgue, envie já para os amigos em sua rede social!

Nenhum comentário:

Postar um comentário