quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

2 = RECEITA COM VINHO SAÚDE = Risoto de Camarão e Abobrinha


Ingredientes para o Risoto
1,5 Kg. Camarão médio fresco com cabeça.
500 g. Arroz Arbóreo.
50 g. Cebola.
100 g de Abobrinha.
60 g. Manteiga sem sal.
60 g. Queijo Grana Padano.
250 ml. Vinho branco seco.
150 ml. Azeite de oliva.
1 Folha de Louro.
20 g. Salsinha.
Pimenta do reino branca q.b.
Sal q.b.
Ingredientes para o Caldo
40 g. Cebola.
40 g, Cenoura.
40 g. Salsão.
1 Folha de Louro
1 Dente de alho.
Rendimento
08 porções


Sugestão de Harmonização:
BENTEVEO CHARDONNAY (VINA COBOS) 750 ML, safra 2006-
Rico em aromas, esse exemplar de chardonnay apresenta intensidade na cor e untuosidade na boca, par perfeito para harmonizar bem com a manteiga e o queijo do risoto.
Mise en place (pré preparação)
Retire o filé do camarão. Coloque as cascas e as cabeças em uma assadeira levando ao forno para secar.
Retire as vísceras do camarão tempere o filé com sal e pimenta do reino branca, mantenha em ambiente refrigerado até o momento da preparação.
Pique com a faca a cebola do risoto (50 g.) bem fininha, até ficar com aparência de cebola processada, mas não use o processador.
Corte a abobrinha em cubinhos e reserve.
Corte a cebola, cenoura e salsão do caldo no formato de cubos irregulares e reserve (chamado tecnicamente de mirepoix). Pique a salsinha enxugue com papel toalha e reserve.
Dicas Para preparação de um bom risoto. 1 – Atenção com a cebola ela não pode ficar crua e ela não deve queimar, conferindo um sabor amargo ao risoto 2 – Use uma panela larga e de fundo grosso para preparar o risoto. 3 - Tostar bem o arroz, logo após a “tostatura” diminuir a chama do fogão 4 – Acrescentar o caldo aos poucos, que deve estar quente, e sempre mexa o risoto.
Modo de Preparo
Caldo de Camar ão - Em uma panela funda coloque um pouco de azeite o dente de alho esmagado na própria casca e a folha de louro, deixe o azeite pegar o sabor do alho e do louro, acrescente o mirepoix e dê uma leve refogada, logo após acrescente as cascas e cabeças do camarão dando uma leve refogada. Acrescente água (5 litros aproximadamente) e deixe ferver em fogo baixo, após cozimento coe o caldo e reserve para a preparação do risoto. Na preparação do risoto mantenha o caldo quente.
Risoto –Em uma panela de fundo largo acrescente o azeite e a folha de louro deixe o azeite aquecer um pouco, logo após acrescente a cebola picada cozinhe até ficar macia, acrescente o arroz e toste bem, sempre mexendo, após tostar o arroz acrescente o vinho branco seco e deixe o álcool evaporar, acrescente o caldo quente aos poucos e vá sempre mexendo, quando o arroz estiver quase cozido acrescente os cubos de abobrinha e dois minutos depois os filés de camarão, após o cozimento corrija o sal e a pimenta do reino desligue o fogo e acrescente a manteiga e o queijo e mexa vigorosamente, acrescente a salsinha picada misture e sirva imediatamente.
Montagem
Coloque uma porção do risoto em um prato fundo e decore com a “flor” de manjericão. Opcional – Coloque algumas gotas de azeite de trufas brancas.
Bom Apetite!

Dicas do Chef Eduardo Ferré = CULINÁRIA COM VINHO SAÚDE Patrocinio:



Nenhum comentário:

Postar um comentário