segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

VINHO é SAÚDE COMO REMÉDIO


Não se esqueçam do que disse Pasteur: “o vinho é a mais sã e higiênicas de todas as bebidas” quando bebido com moderação.
Pois é, um copo de 150 ml à refeição, quando não haja problemas em contrário, é a bebida mais indicado para harmonizar os aromas no nosso palato e nos proporcionar uma refeição mais completa.
Não se esqueçam de que o vinho tem na suas constituições componentes que nos ajudam a combater algumas doenças, nomeadamente o mau colesterol e reduz o risco do enfarte.
Pela nossa saúde lá vai um copo de 150 ml à refeição
É muito importante que se beba com moderação. A ingesta abusiva é desfavorável.
É fundamental que o vinho seja bebido sempre junto com as refeições para diminuir a absorção do álcool pelo organismo e evitar a hiper e principalmente a hipoglicemia. ´
Mas não tenho dúvidas que, se bebido moderadamente, regularmente, junto com as refeições e se não houver qualquer contra indicação do seu médico, ele é um alimento. Digo mais: é um alimento funcional, que é aquele que trás benefícios para a saúde ou mesmo na doença. Na verdade ele é algo maravilhosamente adequado ao homem, na saúde ou na doença, porque além de trazer benefícios para a saúde pode ser algo muito prazeroso e agregar qualidade de vida.
Nos Estados Unidos, alguns hospitais incorporaram o vinho à dieta de determinados pacientes, sob prescrição médica, obtendo excelentes resultados.
Na Inglaterra e na Espanha também tem hospitais que oferecem um copo de vinho tinto junto com as refeições para os pacientes que não tenham contra indicação e queiram beber. Eles justificam a adoção desta medida pelos reconhecidos benefícios para a saúde que o vinho já tem e também porque aumenta a tolerância e satisfação ao tratamento. Os pacientes que têm este costume sentem-se mais confortáveis mantendo o hábito durante a internação. No Brasil existem algumas empresas que oferecem um copo de vinho nas refeições para os funcionários que desejarem. Eles alegam que mantém a força de trabalho mais satisfeita e com melhor rendimento.
No mundo toda a pesquisa sobre as propriedades terapêuticas do vinho são muito intensas.
Apesar do pouco incentivo das instituições públicas e privadas, o Brasil tem produzido trabalhos muito interessantes na área de vinho é saúde e está inserido na comunidade científica mundial que estuda este assunto. Recentemente a Drª. Regina Vanderlinde descreveu o Vineferin - um polifenol, do grupo dos Estilbenos por primeira vez encontrada nos vinhos. Um grupo de estudos da PUC-RS da qual participa o Dr. Gilson Cunha, tem feito estudos muito interessantes com Polifenóis e a longevidade de moscas e Nematódeos - uma espécie de vermes. Existem vários outros estudos que analisam a composição dos diferentes vinhos e sua capacidade antioxidante. No Laboratório de Fisiologia Cardiovascular da UFRGS está em andamento um estudo que mostra os efeitos favoráveis do suco de uva e do vinho na prevenção de Insuficiência Cardíaca. Eu vejo uma disposição muito grande dos cientistas em evoluírem nesta área da ciência, mas pouco incentivo para as pesquisas por parte das instituições, tanto públicas como privadas.
DICA DO DIA: Vamos lá: beba pouco, devagar, e sempre de barriga cheia.
Doses ou taças de vinho são de, no máximo, 150 ml entendido?


DEDICO: Essa matéria à Farmacêutica Katia Freitas de Belo Horizonte - MG. - Brasil
Aprenda mais e ganhe saúde, com Sommelier Eduardo A. Ferré.  Mais dicas, sorteios duvidas, aulas particulares, cursos, palestras, viagens, confraria na sua casa ou empresa solicite aqui. Agradeço = Thanks.
Patrocínio: 
Seja um patrocinador vocẽ tambem e ajude a dar mais saúde a quem vocẽ ama, igual a,
Gostou da dica? 
Então divulgue para os amigos em sua rede social!


2 comentários:

  1. Como prometido sempre volto para me encantar com a finalidade e a potencialidade do vinho no nosso organismo....Eu que amo o vinho mas nao amo alcool bebebo um delicioso e refrescante suco de uva natura o qual me ajudada matar a vontade de consumir um bom vinho....Mas para os milhares e milhoes que aprecia este blog da dicas que achei incrivei.....Obrigado meu caro por fazer parte do meu espaço e por divulga-lo assim como faço eu com o seu espero que possa aparecer mais vezes sua visita é sempre bem vindo abraçooo de http://www.uanderesuascronicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida, seja vinho ou suco concentrado de uva, os beneficios alem do prazer são fantasticos. Fico feliz que goste e transmita este conhecimento a todos nossos amigos do mundo, que ao desconhecer os beneficios acabam tomando outras bebidas, muitas vezes até que menos gostam, tomam cerveja só porque esta na roda, embora preferem o vinho e esquecem de pedir e adquirir todo seu beneficio para seu corpo, até emagrecer, com a medida certa. E nunca esqueça se BEBER NUNCA DIRIJA, VÁ DE TAXI FICA MUITO MAIS BARATO E JÁ PODE ATÉ IR DORMINDO PARA CASA.
      Abraços do seu amigo sommelier
      EDUARDO FERRÉ

      Excluir